segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Para Tudo Há Um Propósito Definido Por Deus Na Sua Vida

Tempo de leitura: 9 minutos

Para Tudo Há Um Propósito Definido é mais um estudo bíblico para você ler, estudar e aplicar na sua vida para o seu crescimento espiritual.

Eclesiastes 3.1

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”

Um propósito pode ser definido de diversas maneiras, por exemplo:

→ Um propósito é um objetivo que deve ser alcançado. Ele não acontece de qualquer jeito. Também não se concretiza de acordo com a sorte ou ao acaso.

→ Um propósito exige concentração e trabalho no sentido de ganhar vida; de vir a existência.

Um propósito precisa de descoberta, avaliação, aprimoramento e ser submetido à vontade de Deus. Só assim se cumprirá todo desígnio para nossa vida. Isto é, a razão do meu existir.

Um propósito precisará de um intervalo quando um período de lapidação e aperfeiçoamento o deixará apto para vencer.

Deus criou a terra com propósitos definidos. Assim como o sol, a lua, os animais e o homem. Não há exatamente nada que foi criado por Deus que não tenha um propósito a ser realizado.

Importante é saber que o ser humano poderá deixar de cumprir o propósito de Deus para a sua vida.

E é por isto que muitos passam pela vida de maneira inexpressiva e não deixam nenhum ganho, nem marcas positivas; não produzem nada para o Reino de Deus.

Contudo, os propósitos de Deus jamais serão frustrados. O que Deus determinou por sua infinita sabedoria vai se cumprir.

Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do SENHOR permanecerá.

Provérbios 19.21

Propósitos na vida de um pastor que virou rei

E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.

Atos 13.22

O pastor que virou rei foi Davi. Desde sua mais tenra idade o vemos vivendo de maneira que o propósito de Deus se cumprisse em sua vida.

Enfrentou momentos de extremas dificuldades, mas muito necessários para um futuro rei.

Vejamos:

A trajetória de vida de Davi está alinhada com propósitos definidos por Deus para sua própria vida e o futuro da nação de Israel.

É com Davi que Israel se tornará temido aos arredores e irá expandir as suas fronteiras, tornando-se um reino poderoso e vitorioso nas guerras.

Mas é Deus quem estabelece os propósitos de nossas vidas com experiências que algumas vezes são dolorosas, mas que são altamente necessárias no que diz respeito à lapidação de nosso caráter, adestramento para lutar contra os inimigos e expansão de nossos limites de conquista.

Portanto, jamais devemos murmurar ou abandonar a caminhada com Deus, porque é exatamente em um destes momentos que Ele está nos submetendo à experiências valiosas para nos fazer descobrir potenciais escondidos e valores que precisam ser aflorados, coisas que nem nós mesmos sabíamos.

Existem pontos chave na narrativa bíblica que envolve a vida de Davi que nos leva a entender com clareza acontecimentos que podem envolver a vida de alguém cuja finalidade é prepara-la para o seu desígnio no futuro, por exemplo:

1º) O Tempo em que esteve no deserto

Davi durante a sua juventude foi pastor de ovelhas. Ele cuidava das ovelhas de seu pai Jessé. Por circunstâncias variadas ele esteve no anonimato do deserto por muito tempo de sua vida ainda breve.

Isto sem duvida alguma estava dentro dos planos de Deus para Davi.

→ Os desertos na Bíblia são sempre lugares de dificuldades extremas; de solidão e anonimato e de profunda dependência de Deus.

No deserto homens foram adestrados para a guerra, tiveram sua integridade lapidada, foram duramente provados em sua fé e confiança em Deus e testemunharam acontecimentos sobrenaturais.

→ Abraão esteve no deserto de Neguebe (Gênesis 20.1), logo após viu a promessa se torna realidade – Isaque nasceu;

→ No deserto do Sinai Moisés se transformou no homem mais manso da terra (Números 12.3);

→ Elias, após o confronto mortal do monte Carmelo, fugiu para o deserto, e lá foi revigorado de modo sobrenatural (1 Reis 19.1-8);

→ João Batista, a voz do que clama no deserto (João 1.23);

→ Jesus, o Filho do Deus altíssimo, venceu a satanás no deserto, através da Palavra de Deus (Lucas 4.1-13);

→ O apóstolo Paulo, maior doutrinador da Igreja, esteve refugiado no deserto da Arábia por 3 anos para uma escola diretamente com Jesus que o prepararia de maneira excelente para o desenvolvimento de seu ministério (Gálatas 1.15-18).

O tempo em que Davi este na solidão do deserto, com tempo exclusivo para ouvir Deus falar, aprimorou sua audição e visão espirituais.

Sem interferências externas pode aprender discernir com clareza quando Deus lhe estava lhe direcionando os passos.

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor por longos dias.

Salmos 23.1-6

2º) As lutas travadas e a dependência do agir Divino

Davi como pastor de ovelhas no deserto não eram poucos os desafios que tinha que superar.

Havia também muitas necessidades que ele tinha que suprir: cuidar de ovelhas feridas; livra-las de ataques de ursos e leões e ter que encontrar mananciais em pleno deserto eram tarefas extenuantes e só por amor e um alto grau de resistência eram realizadas.

→ No combate contra o herói filisteu – Golias, esta experiência do deserto foi extremamente fundamental.

A vitória contra aquele gigante resultou-lhe em honra para o resto de sua vida.

E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra este filisteu. Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele, homem de guerra desde a sua mocidade. Então, disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e vinha um leão ou um urso e tomava uma ovelha do rebanho, e eu saía após ele, e o feria, e a livrava da sua boca; e, levantando-se ele contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria, e o matava. Assim, feria o teu servo o leão como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te embora, e o Senhor seja contigo.

Samuel 17.32-37

3º) O espírito de adorador aperfeiçoado

Davi no deserto deve ter presenciado e muito o cuidado e o favor divinos para consigo. Muito provavelmente foi naquele lugar de extremas dificuldades que aperfeiçoou a sua adoração.

E sucedia que, quando o espírito mau, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a tocava com a sua mão; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.

1 Samuel 16.23

Todos estes acontecimentos aprimoraram Davi para o seu desígnio no futuro.

Estas experiências lhe concederam instrumentalidade espiritual para guiar o povo de Israel.

Davi foi um guerreiro renomado e um excelente combatente de guerra.

Contudo, foi também um homem de coração quebrantado, um homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13.14).

Foi um adorador de excelência: escreveu vários cânticos de Salmos; trouxe a arca da aliança de volta para Jerusalém e estabeleceu o tabernáculo outra vez em seus dias!

Olhe para a sua vida agora: talvez os dias recentes não tenham se desdobrado da maneira como você planejou; talvez não veja saída para algum tipo de problema que surgiu ou pode pensar que Deus não lhe ouve mais as orações.

Quem sabe se sente num deserto; no anonimato de um deserto, com ursos e leões para enfrentar e ainda ter que proteger pessoas que Deus colocou debaixo de seus cuidados, como um pastor que tem que cuidar das ovelhas que estão debaixo de seus cuidados ou proteção.

Tenho certeza de que Deus está no controle de sua vida e que nada está acontecendo por acaso.

Deus está lhe aprimorando para grandes acontecimentos que estão vindo por aí. Ele está lapidando a sua fé. Está lhe tornando mais dependente d’Ele.

→ Saiba de uma coisa Deus é fiel e não te abandona jamais!

O que você está vivendo agora é uma fase, vai passar em breve.

Lembre-se de que aprender as lições deste tempo é de extrema importância para o comprimento do propósito de sua vida.

Seja um adorador nesta hora de aprimoramento da fé!

Complemente sua leitura com as 4 atitude espirituais que trazem avivamento.

O post Para Tudo Há Um Propósito Definido Por Deus Na Sua Vida apareceu primeiro em Estudos Bíblicos Evangélicos.

Para Tudo Há Um Propósito Definido Por Deus Na Sua Vida publicado primeiro em https://estudosbiblicosevangelicos.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário