sábado, 19 de janeiro de 2019

Estudo Bíblico Sobre as 4 Atitudes Espirituais Que Trazem Avivamento

Tempo de leitura: 6 minutos

Seja muito bem vindo ao nosso site de estudos bíblicos evangélicos! Sou o Pastor Marcos Sá, educador e líder na igreja a mais de 30 anos. Nesse site você vai encontrar estudos bíblicos para vida cristã em diferentes assuntos e temas. Hoje, será Avivamento!

→ Vamos aprender mais sobre as atitudes espirituais que trazem o avivamento.

4 Atitudes espirituais que trazem avivamento

→ TEXTO: 2 CRÔNICAS 7.14

“e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

  • FUNDO HISTÓRICO:

O capítulo 7 de 2 Crônicas inicia com a manifestação da glória visível de Deus, quando da consagração do 1º templo construído.

Prossegue com a aliança entre Deus e Salomão, que lhe aparece num sonho aprovando a dedicação dum lugar especial para Ele, onde possa revelar-se ao seu povo.

A aliança consiste em o povo ser-Lhe fiel, cultivando o espírito de adoração nascido em seu coração.

Se pecarem, sofrerão o justo juízo divino, porém, se arrependerem-se de seus pecados, com sinceridade, Deus promete a restauração da nação, ouvindo e respondendo as orações, perdoando pecados e tornando a terra propícia para a semeadura e abundantes colheitas.

ARREPENDIMENTO: “pesar sincero de algum ato, contrição”

“… e se converter dos seus maus caminhos…”

→ 1ª ATITUDE (Arrependimento) – o abandono total dos males praticados contra Deus, próximo e a si próprio.

O arrependimento foi uma das marcas relevantes do Avivamento do País de Gales, incentivado constantemente por Evan Roberts.

Aquela comunidade do início do século 20 deveria buscar o arrependimento de qualquer coisa que colocasse em dúvida a integridade de seus comportamentos espirituais.

O arrependimento foi condição primária para o avivamento de Nínive nos dias de Jonas (Jonas 3.1-10):

E veio a palavra do Senhor segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a pregação que eu te disse. E levantou-se Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor; era, pois, Nínive uma grande cidade, de três dias de caminho. E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. E os homens de Nínive creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até ao menor. Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de pano de saco, e assentou-se sobre a cinza. E fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê pasto, nem bebam água. Mas os homens e os animais estarão cobertos de panos de saco, e clamarão fortemente a Deus, e se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos. Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.

QUEBRANTAMENTO: “debilitação, extenuação, sem força”

“… se humilhar…”

→ 2ª ATITUDE (Quebrantamento) – o esvaziamento do “eu” e total dependência de Deus (Gálatas 2.20),

O quebrantamento permite a renovação espiritual. É o retorno à dependência de Deus e o permitir-se ser novo outra vez (Jeremias 18.1-7).

  • um ato que comove a Deus (Salmos 34.18; 51.17)
  • uma das missões do ministério de Cristo (Isaías 61.1 ARA),

ORAÇÃO: “súplica dirigida a Deus de maneira constante e humilde”

“… e orar…”

→ 3ª ATITUDE (Oração) – súplica ao Senhor, que demonstra confiança em Sua intervenção. Seja por sede de sua Presença, seja por socorro ou operação milagrosa (Salmos 42.2; 63.1),

Clamores por avivamento (Salmos 85.6), (Isaías 32.15), (Habacuque 3.2).

Avivamentos são acontecimentos espirituais liberados por Deus para impactar a Terra com seu poder e sua presença.

Homens não podem produzir um avivamento genuíno por si só. Entretanto, podem provocar o derramar do Espírito Santo com atitudes de vida santa e irrepreensível e aprovada por Deus.

ADORAÇÃO: “desejo ardente de buscar a face de Deus e não somente seus benefícios”

“… e buscar a minha face…”

→ 4ª ATITUDE (Adoração) – A verdadeira adoração tem o poder de atrair a presença de Deus. Ela nasce em coração sincero que entende ser Deus o tesouro mais valioso a ser encontrado (Jeremias 29.13).

“E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”

A verdadeira adoração se processa na área do espírito humano e ganha dimensões transcendentais (João 4.23,24).

A santidade do Senhor é o estímulo desta adoração apaixonada e única (Salmos 96.9).

São identidades de um avivamento verdadeiro:

Sede e fome pela Palavra de Deus (Amós 8.11)

“Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.”

Visitações do Espírito Santo (Joel 2.28,29)

“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. 29 E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.”

Confissão de pecados (Tiago 5.16)

“Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis;…”

→ Oração (Atos 2.42)

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.”

→ Vida íntegra (Filipenses 2.15)

“para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.”

Exemplos de Avivamentos Bíblicos

→ Nos dia do rei Josias (2 Reis 23.1-30),

→ Nos dias do rei Ezequias (2 Crônicas 30.1-27),

→ Nos dias do sacerdote e escriba Esdras (Esdras 10.1-44),

→ Nos dias do evangelista Filipe (Atos 8.5-8).

“E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus…”

(Joel 2.13)

→ Dica de leitura para você aprender como a estudar a bíblia para qualquer assunto que você queira.

Assim terminamos nosso estudo sobre as 4 atitudes espirituais que atraem o avivamento.

O post Estudo Bíblico Sobre as 4 Atitudes Espirituais Que Trazem Avivamento apareceu primeiro em Estudos Bíblicos Evangélicos.

Estudo Bíblico Sobre as 4 Atitudes Espirituais Que Trazem Avivamento publicado primeiro em https://estudosbiblicosevangelicos.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário